Browse By

Óleo de Tutano Benefícios para o Cabelo e Pele

O tutano ou mocotó é um óleo animal que tem sido muito utilizado por suas propriedades restauradoras e hidratantes. É muito usado como conservante de artigos de couro, protegendo da humidade, bem como restaurar o brilho para produtos de madeira. No entanto, este hidratante universal também pode ser utilizado como um auxiliar de beleza, sendo muito benéfico para os cabelos e pele.

Óleo de tutano é feito dos ossos tíbia (canela) e pés de bovinos, tem sido usado desde o século 18. É extraído da medula dos ossos do boi uma substância que se tornar em um óleo amarelado.

Esse óleo não solidifica à temperatura ambiente como outras gorduras animais. Isto é devido às propriedades fisiológicas de pernas do gado, que possui uma redução no fluxo sanguíneo e isso demandou uma condição física diferente para compensar o funcionamento a temperaturas mais baixas.

É encontrado em muitos produtos cosméticos para cabelo, principalmente cremes de hidratação. Eu já usei muito um hidratante de tutano, sempre comprava e gostava muito. Também é facilmente encontrado em óleos capilares industrializados, porém longe de ser melhor que o óleo de tutano puro natural.

 oleo-mocoto-tutano-cabelo-beleza
Esse da foto é o óleo que eu tenho, artesanal, garrafa de 1 litro de óleo puro de tutano. Mas pode ser feito, ou melhor, extraído em casa.

 

Óleo de Tutano para Cabelo e Pele

Pele
Antes dos hidratantes modernos chegarem ao mercado, óleo de tutano foi utilizada como um tratamento tópico para auxiliar na cura da pele seca e rachada. O óleo seria massageado na pele, como qualquer outra loção hidratante. No entanto, como o óleo é de origem animal, ele tem um ligeiro odor que o torna uma opção menos popular para uma loção para a pele.

Você pode usá-lo como faria com qualquer outro óleo hidratante. Por ser bem viscoso, é ótimo para áreas problemáticas, como cotovelos e pés. Certifique-se de esfregá-lo bem e deixe secar completamente antes de colocar a roupa.

Cabelo
O óleo de tutano é rico em sais minerais, proteínas e carboidratos. Ele dá aquela forcinha, ou forçona nos cabelo danificados, sendo um excelente restaurador em cabelos extremamente danificados e enfraquecidos.
Ideal para tratamento de cabelos quebradiços, reconstrói os fios, amacia e hidrata os fios. Evitando o ressecamento das pontas, também restaurando e evitando pontas duplas. Rico em colágeno, o tutano fecha as escamas dos fios, os deixando flexíveis, revitalizados e resistentes contra a quebra, confere emoliência, brilho e maciez.

Já usou óleo de tutano? Conte sua experiência, como gosta de usá-lo. Ainda não experimentou? Faça o teste e conte seus resultados nos comentários.

13 thoughts on “Óleo de Tutano Benefícios para o Cabelo e Pele”

  1. Denise Ap. Z. Canquerini says:

    Pessoal,

    Por favor estou sofrendo com falta de cartilagem na cabeça do femur, da perna direita , sendo que estou com falta de cartilagem .

    Portanto solicito dicas do que comer para melhorar este quadro,
    já estou comendo geléia de mocotó , mas é o suficiente ?

    Por favor me ajudem !!!!!!!!

    1. Sonildes Silva Buitrago says:

      Olá, vc pode comer duas colheres de gergelim preto todos os dias durante um longo período( até q vc se sinta melhor) pode ser o branco, mas para tratamento o gergelim preto é melhor, saúde!!

  2. suelen says:

    uma maravilha experimente meu cabelo tava morto depois de uma descoloração feita com proposicionais depois de passa um dia no salão meu cabelo ficou elástico um chiclete o cabeleireiro falou que a solução era corta bem curto para tira os quebrados e elásticos eu comecei a pesquisa na net usei gucopan pet para repor a massa e óleo de tutano puro (pedi para um açougueiro e derreti no microondas) meu cabelo ta lindo sem nem um quebrado recuperei ele em uma semana isso mesmo 7 dias esta lindo mais foi complicado tenha paciência e boa sorte

  3. Laisa says:

    Olá Cris! O óleo de tutano é um adepto antigo da minha mãe, ela sempre usou nos cabelos das minhas irmãs e nos meus e sempre tivemos cabelos fortes e bem cheios. tenho cabelos crespos e fui acostumada desde cedo com alisamentos, então vc já sabe não é, o resultado é um cabelo sempre carente de nutrientes. Depois que o mercado de cosméticos cresceu, esquecemos o tutano e também o óleo de coco natural que ela sempre fazia em casa, e que nós usamos como finalizador . Hoje, com tudo em alta dinovo, voltamos a usar o tutano e o óleo de coco, e acredite, estamos valorizando muito mais do que antes, meu cabelo quebrava muito, vivi anos com meu cabelo curto, sempre cortando por que as pontas eram viviam feias, mas agora ele já está bem maior que o normal e não pretendo cortá-los, tudo isso graças ao tratamento que tenho feito com o óleo de tutano extraído por mim mesma em casa e o óleo de coco feito por minha mãe. Vale a pena investir nesse tratamento!

  4. debymari says:

    Ei tenho em casa a embalagem é o mesmo é mt bom mesmo meu cabelo ta mt agredido tbm, mas vc disse qe em sete dias conseguiu recuperá-lo, mas como voce usava porq a estrutura dele é grossa neeh, e sem falar qe fede? Aí vc usava ele com o glucopan pet e deixava ou voce usava misturado no creme ou usava puro e depois lavava tipo todos os dias ou vc nao importava com o cheiro e deixava ele sem lavar? Bjos

  5. sidnea says:

    onde encontro o oleo que voce tem pra comprar?
    obrigada

  6. Iara says:

    olá, aprovo o óleo de tutano. ele revitalizou meu cabelo. para quem não sabe, o tutano da uma relaxada nos fios. o óleo de coco tem o poder alisador. ele possui lisina na sua formula(substancia que encontra nos alisantes). uso óleo de tutano junto com óleo de coco e óleo do leite( eu frito a nata e tiro a gordura do leite) gente, sem mentiras o meu cabelo ta ficando liso ( meu cabelo é cacheado!) ele ta ficando ondulado! experimentem vcs vão amar! quem tem cabelos ondulados vão ficar lisos. vale a pena conferir

  7. estou com hernia de disco sera bom o oleio de mocoto says:

    Estou com hernia de disco sera bom o oleio de mocoto L5 S1

  8. Sâmela says:

    Olá Laisa, gostaria de saber como faz a receita do tutano de boi? Como sua mae faz? Bjos

  9. Lauriane says:

    Boa noite!

    Amei a matéria, já consegui extrair o óleo do tutano, mas gostaria muito de saber, como é usado o óleo,quantidade e frequência.

    Muitíssimo obrigada!

  10. Nany says:

    Olha já usei e posso afirmar que é MARAVILHOSO mesmo, só é dificil de encontrar mas o resto vale a pena além de ser barato em relação à outros hidratantes naturais, o cheiro realmente é desagradável qnd está no cabelo, mas depois que você lava fica espetacular mesmo, eu uso no cabelo seco, passo o tutano do meio do cabelo para as pontas (nunca usar na raiz pois ficará mega oleoso) , em mechas finas, ai deixo agir uns 20 minutos com o cabelo preso igual hidratação caseira mesmo se quiser usar touca pode tambem, ai lavo com xampu elseve para cabelos lisos, e nem cond. passo porque já está hidratado, eu tenho um cabelo grande abaixo dos seios, loiro natural mas faço progressiva, só usando o tutano de boi que recuperei meu cabelo, e hoje não vivo sem, outra dica parecida é o BEPANTOL líquido.

    Olha meninas comprem o TUTANO DE BOI OU SEBO LIQUIDO como é conhecido, o cheiro é estranho mesmo mas é muito bom.
    nany

  11. Antonio BARATA says:

    Boa Tarde a Todos vos

    Se faz fovor, alguém me pode dar a maneira de fazer o olio de pé de boi olio que é para tratar os sapatos el o equipamento dos cavalos.
    Desculpem-me a minha maneira de escrever mas jà hà muitos que estou em Franca.
    Muito obrigado

  12. Emilia says:

    Quem não deseja extrair o tutato em casa, uma boa alternativa é comprar o oléo vegetal 100% em lojas especializadas.
    Eu compro na Mix das Essencias em Belo Horizonte, mas entrega em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *