O PH do Sabão de Coco e o Ph dos Cabelos

Quanto descobri através do blogs (sempre eles) o quão prejudicial é o uso do shampoo com Sulfato, venho buscando alternativas. O que não é fácil, pois praticamente todos os shampoos contém em sua composição o Lauril Sulfato de Sódio.

No Brasil as opções são apenas os shampoos orgânicos, que não é uma lista grande.

Estava usando a técnica do No Poo, que consiste em lavar os cabelos com condicionador (co-wash). Mas com o uso do óleo de coco em abundância, estava difícil lavar os cabelos, apenas o condicionador não estava dando conta. Eu só conseguia tirar o óleo depois de lavar 3 vezes com o condicionador Ceramidas da Juvena. E condicionava com o Óleo Reparação da Garnier.

Mas ainda há outro problema, o condicionador fecha as escamas do cabelo, e como a Jéssica do blog Jessika Crazy, me disse aqui no blog, meu cabelo poderia não estar absorvendo bem o óleo de coco por estar com as cutículas fechadas e que eu deveria usar shampoo anti-resíduo.

Então, eu precisava abrir as escamas, por não estar usando mais shampoos com sulfato, e o antí-resíduos ser o mais carregado de sulfato, fui buscar uma alternativa. Encontrei o sabão de coco e fiquei até contente.

urca-sabao-cocoNa lista de produtos permitidos na técnica No/Low Poo apenas se encontram dois sabonetes. No blog divinas damas fala sobre a técnica e foi nele em que aprendi mais sobre o No/Low Poo. Num dos artigos indica-se o uso do sabão de coco como alternativa ao shampoo, contanto que seja curado, ela explica como saber, e indica o Urca.

Havia comprado o sabão Urca, mas não tinha usado porque foi recentemente que aderi ao No/Low Poo.

Pesquisei mais sobre o uso do sabão de coco nos cabelos, mas acabei ficando confusa. Pois muitos usam e indicam, outros dizem que é prejudicial por causa do pH alto (alcalino), incompatível com o do cabelo (ácido). Encontrei também shampoo caseiros feitos com sabão de coco, mas ao saber sobre o pH fiquei com receio de usar.

O pH do cabelo

O termo pH é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância líquida. A camada hidrolipídica que protege o cabelo, a pele e a unha têm pH ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com o corpo humano devem ser neutros (pH igual ao do cabelo, pele e unha) ou levemente ácidos. Se lavarmos o cabelo com xampu alcalino, por exemplo, suas cutículas abrem, ele fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.

-Wikipédia-

Para saber mais sobre pH dos cabelos leia esse post no Beleza Sem Fronteiras. . Sendo assim,

Para tirar a dúvida, apenas entrando em contato com o fabricante. Como demoraram a me responder acabei usando o sabão porque estava desesperada para lavar o cabelo kkk

Hoje o atendimento da Urca respondeu ao meu contato

Sra. Cris, bom dia!

Prezada Consumidora,

É com imensa satisfação que recebemos seu contato e agradecemos. A filosofia da nossa empresa é a de assegurar que as necessidades dos nossos consumidores sejam entendidos, atendidos e sempre satisfeitos. A nossa melhor propaganda é a QUALIDADE.

O pH do sabão de coco é em torno de 10,5.

Eu havia lido que o sabão de coco tinha pH 10, e agora esta confirmado pela própria fabricante, ou seja é bem alcalino. O pH do anti-resíduos geralmente é alto para fazer uma limpeza mais profunda, porém não passando de 8.

Continuarei minhas pesquisas, e o que quero descobrir agora é se há uma maneira de diminuir o pH, pois tenho interesse em fazer o shampoo com sabão de coco e usar com anti-resíduos uma ou duas vezes ao mês. Sei que o pH no shampoos são controlados através do ácido cítrico (citric acid). E li sugestões do uso de limão ou vinagre para tornar a água mais ácida, diminuindo seu pH, talvez funcione no shampoo.

Sei que não poderei controlar o pH sem alguma ferramenta específica para medir, mas contanto que alguma substância o faça diminuir, mesmo não sabendo o número exato o que vale é estar menor que 10.

Aceito sugestões de quem entende do assunto.

Estou usando agora o shampoo Orgânico Antioxidante da Éh com pH neutro, farei um post sobre ele.

Assim que descobrir mais compartilharei com vocês.

33 thoughts on “O PH do Sabão de Coco e o Ph dos Cabelos”

  1. Jaqueline Marques says:

    Há tempos minha avó falava que o sabão de coco era usado para lavar os cabelos, ela até tinha uma receita em que fazia uma espécie de óleo de coco através de um processo de cozinhar o coco e ela dizia que fazia um bem danado ao cabelo.

    1. Cris Medeiros says:

      Tem pessoas que dizem que se dá super bem com o uso do sabão, outras ficam com o cabelo ressecado, acho que depende do fio, e o uso com moderação.
      beijinhos!

  2. Jessika Crazy says:

    Olá Chris !

    O que eu sei sobre o sabão de coco; muitas pessoas mais velhas dizem que ele afina os cabelos e ainda evita que os cabelos fiquem brancos. se é verdade ou não ,eu não sei. Porém minha avó usava e os cabelos dela eram bem fininhos e ela com 65 anos tinha só uns 5 fiozinhos brancos.causado por preocupações. Para você ter uma ideia ela tinha menos fios brancos do que das filhas de 40 (que não usava sabão de coco) O cabelo da minha avó era lindo bem pretinho ,fino e bem grande parecia o cabelo de uma moça. =)

    Eu estou usando para afinar os cabelos , por que você sabe que químicas faz o cabelo ficar grosso , como eu tinjo meu cabelo resolvi usá-lo . o que eu estou achando : meu cabelo está mais fino realmente menos pesado. quando lavamos o cabelo com sabão de coco conseguimos ver a sujeira que o shampoo comum não retira.

    O modo certo de usar : raspa o sabão de coco ,coloca em um recipiente de plástico e coloca um pouco de água ,até ter a textura de shampoo. mesmo assim ainda faz bastante espuma, ou seja é que nem um shampoo. e com a água o ph fica mais baixo

    Não é bom usar quem já tem cabelos finos ,pois pode deixar os cabelos fáceis de quebrar. quem tem cabelos tingidos o cabelo desbota bastante.

    Fique com Deus

    1. Cris Medeiros says:

      Oi Jéssica, eu tenho usado o sabão de coco em um alisamento que encontrei na net, leve óleo de coco tbm.
      E meu cabelo está mais fino mesmo, já usei 3 vezes.

      beijinhos!

  3. Maria says:

    Ola, Cris, voce pode ralar o sabão de coco misturando com agua, vai ficar consistencia de shampoo e trazer o pH com solução de ácido citrico para em torno de 7.

    1. Cris Medeiros says:

      Oi Maria, agradeço a dica, bom saber que só água já baixa, e o quanto baixa.
      🙂
      beijinhos!

  4. Jessika Crazy says:

    Olá Cris !

    No meu blog eu ensino a fazer shampoo de coco

    veja :
    http://www.fazercosmeticos.com/2012/03/formula-shampoo-de-coco.html

    1. Cris Medeiros says:

      Oi Jessika, eu vi seu post, fico feliz que esteja voltando com o blog. Estou acompanhando.

      beijinhos!

  5. lucielen says:

    ola? mas resseca ?

    1. Cris Medeiros says:

      Oi lucielen, PH mt alto resseca, como deixaram dicas no comentário que usar misturado com água diminui o PH, mas não testei.

      beijinhos!

      1. Amilton says:

        Olá, estou há meses pesquisando sobre fazer sabonete e shampoo de côco corretamente pra meu próprio uso devido a um problema de saúde, somei mais conhecimentos através desse blog, e brevemente informarei como diminuir o ph da agua indicada para a pele e cabelos. Aguardem. E fico grato pelas informações aqui contidas.

  6. renato says:

    Um pouquinho de vinagre no “shampoo” de coco ajuda, pois reduz o ph. Na verdade, vinagre de maçã é o melhor condicionador que existe, fecha todas as escamas do cabelo e ele fica super macio, o único problema é ficar com cheiro de salada. Queria pesquisar se suco de limão substitui vinagre de maçã.

    1. Cris Medeiros says:

      Oi renato, agradeço a dica, eu até comprei o vinagre de maça para usar no cabelo, mas nunca usei rs
      O problema de usar limão seria que estraga.

    2. amigo avisador says:

      Querida, o suco de limão é ácido (só se torna alcalino, após mistura com a saliva e os ácidos gástricos) e o vinagre é alcalino, logo têm pH e efeitos opostos.

      Aproveito para comentar o sabão de coco. A concentração hidrogeniônica, de soluções aquosas, é medida através da escala geométrica, de base 10, chamada de pH (não é o mesmo pH de azeites e óleos, que significa percentual de moléculas impuras ou deterioradas).
      A solução do sabão ralado, em água, abaixa o pH do sabão, pois a água tem uma concentração hidrogeniônica menor que o sabão.
      Vejamos a água de torneira tem um pH, em torno de 8 (a Lei Brasileira estabelece que pode estar entre 6 e 9). Uma água com pH 8 tem concentração hidrogeniônica 100 vezes menor que o sabão de coco.
      Algumas águas minerais, vendidas em supermercados tem pH 4, o que significa uma concentração hidrogeniônica 1.000.000 (hum milhão) de vezes menor que o sabão de coco…O mesmo pH (4) pode ser obtidos em aparelhos alcalinizadores domésticos (encontrados em lojas de bebedouros).
      O sabão de coco tem, aproximadamente 50% de antibióticos naturais, que dão saúde para os cabelos e couro cabeludo: diminui o branqueamento, evita queda, caspas, piorreias, fungos, bactérias e vírus. Dá brilho, maciez e pode afinar, o que já ocorre naturalmente com a idade.

      Outra sugestão, desde que não se deixe o sabão, no cabelo, por tempo superior ao necessário para tirar a sujeira e oleosidade, não trará prejuízo ao mesmo. A própria água de lavagem do cabelo, abaixará seu pH.

      1. Luiz Spinola says:

        ESTA FOI A MELHOR DAS OPINIÕES, (do amigo avisador says), pois eu também já observei que esta história de que o ph neutro é bom pra pele e o cabelo é engodo da indústria pras pessoas ficarem dependentes dela. A indústria usa ácido sulfônico, dentre outras substâncias nocivas à saúde de outra forma(e ao meio ambiente), para diminuírem o ph dos sabões, sabonetes e shampoos. Uma pele e um cabelo saudável recuperam rapidamente o seu ph natural após ser lavada(o) com sabonete ou shampoo de ph mais alcalino. O sabão de dicoada, das nossas bisavós, por ex, eu faço, e seu ph fica em torno de 10, porém é excelente para os cabelos. A água do enxágue já recupera 90% do ph mais ácido do cabelo e couro cabeludo. Pra quê se preocupar com o ph do shampoo ?….Viva o sabão original de coco e o de dicoada de cinzas !! (cuidado : tem muito sabão de coco que só tem uns 20% de gordura de coco….Apenas pessoas com problemas de pele ou alergia devem usar sabões, sabonetes e shampoos com ph mais próximos de neutro)

      2. Feitosa says:

        Excelente explicação. Parabéns!

  7. Verônica says:

    Só vim pra dizer que também estou pensando em usar o sabão de coco pois minha avó sempre usou. E como foi dito realmente afina e deixa brilhoso minha avó tem o cabelo bem fino e soltinho, mas bonito que o meu que fico gastando dinheiro com ele rsss.
    Para tirar o cheiro ruim e idratar é só usar uma boa mascara.

    .

    1. Cris Medeiros says:

      Oi Verônica, as coisinhas tradicionais são muito boas .

      beijinhos!

  8. Filipe Lavise says:

    Cris, tenho a solução para sua dúvida. Vá a um petshop que tenha material para aquários, e procure por um produto chamado Teste de Ph, ou Phgametro (peagâmetro), é um mini kit para medir Ph, deve custar em torno de R$ 15,00. Você põe um pouco do xampu num tubinho que vem junto, põe umas gotas do produto e ele muda de cor, e junto vem uma escala de cores indicando o Ph. Aí você vai adicionando o vinagre aos poucos e vai medindo o Ph, até chegar no Ph que você quer, acho que 8 seria o ideal né.

    Deixo aqui um link com o produto mais comum de se encontrar, que é da Alcon. http://www.alconpet.com.br/produtos/ver/labcon-test-ph-tropical#ver_produto

    Abraços, e obrigado pelas dicas!

    1. Cris Medeiros says:

      Oi Filipe, eu já ouvi falar dessas fitinhas medidoras, mas nunca fui procurar.
      Já achei online, por no minimo 25,00.
      Achei que só tinha em loja de química, ou piscina, mas irei procurar nas lojas pet shop na minha região.
      Agradeço o comentário, abraços.

  9. Rayane silva says:

    olá cris, queria muito usar o sabão de coco nos cabelos mais como sempre eu tenho meus medos e minhas duvidas, ñ tem nenhum risco mesmo de usar o sabão de coco? se ñ tiver riscos nenhum é claro que vou usar sem medo. beijos aguardo resposta.

  10. Um leitor de passagem says:

    Lembro que em minhas aulas de quimica no ensino médio, quando estavamos trabalhando com substâncias ácidas e alcalinas, usamos extrato de repolho roxo para medir o PH. Misturamos um pouco daquele “chá” de repolho (Que tem um cheiro horrivel… mas resultado divertido) com um pouco do liquido que iamos analisar e ele mudava de cor.
    O suco de limão puro, que é um dos ácidos mais fortes que encontramos no nosso dia a dia fica vermelho com essa mistura, enquanto a candida (Ou água sanitária dependendo da região =P) ficava verde. É uma experiência legal e barata.
    Pra medir acho que você pode procurar umas aulas pela internet mesmo sobre como usar esse método. Não precisa daquele papel específico, só de misturar o “repolho” ao líquido já dá certo. Quanto a baixar o PH, ai já não vou saber, mas tenho certeza que com um pouco de paciência se consegue alguma coisa.

  11. Isabelle Viana says:

    Existe sim um medidor de ph!

  12. Sonia says:

    Eu lavo o meu cabelo com sabão de coco mas depois que eu tiro o sabão eu passo agua com vinagre de maçã no cabelo, deixo 5 minutos e lavo outra vez. Depois eu passo um creme concentrado para amaciar. Meu cabelo fica lindo con este sistema.

  13. Cristina says:

    Estava pesquisando sobre isso e cheguei aqui… O PH do xampu antiressíduos não é muito alto, são poucos que tem um PH mais alto. Na realidade, os antiressíuos tem mesmo uma concentração maior de surfactantes. Todo xampu abre um pouquinho as cutículas, o citado, pela concentração de detergente, abre bem mais! E para quê vou querer abrir minhas cutículas, se não vou fazer descoloração, coloração ou alisamento? E se a hidratação entra no cabelo bem pequena! Não usarei mais antirresíduos!

    O antirresíduos da Joico, por exemplo, tem PH 4,5, não é

  14. Cristina says:

    Oi querida,

    O ph você mede com as fitinhas da MERCK que vende em farmácia, custa mais ou menos R$ 35,00!

  15. Cristina says:

    Estava pesquisando sobre isso e cheguei aqui… O PH do xampu antiressíduos não é muito alto, são poucos que tem um PH mais alto, que realmente deve abrir ainda mais a cutícula. Na realidade, os antiressíuos tem mesmo uma concentração maior de surfactantes. Todo xampu abre um pouquinho as cutículas, o citado, pela maior concentração de detergente, abre bem mais! E para quê vou querer abrir minhas cutículas, se não vou fazer descoloração, coloração ou alisamento? E se a hidratação entra no cabelo bem pequena, nanopartículas! Não usarei mais antirresíduos! Só serve para química ou para alcalinizar e imediatamente passar um acidificante!

    O antirresíduos da Joico, por exemplo, tem PH 4,5, fiquei até na dúvida, pois é um ph muito baixo para utilizar um acidicante depois!

    1. bruno says:

      Justamente pq vc abrir as cuticulas vc retira a sujeira e prepara o cabelo para receber a NUTRIÇÃO (óleo de coco/gordura natural do cabelo) e finaliza com o vinagre de maçã (inclusive ótimo pra lavagem íntima por ser ácido, em vez desses produtos pra limpeza intima).

  16. Pingback: Vídeo: Shampoo de Sabão de Coco Caseiro - Afina os Cabelos - Como Fazer
  17. Trackback: Vídeo: Shampoo de Sabão de Coco Caseiro - Afina os Cabelos - Como Fazer
  18. bruno says:

    O basicamente muitos fazem no NO POO é usar bicarbonato de sódio (uma colher ou 2 de chá para 100ml de água), coloca num pote de spray e depois molha o cabelo e depois espalha bem na raiz , massageia e deixa agir por 2 minutos.

    Após isso é tirar tudo com água, muito bem.

    Bicarbonato assim como sabão é alcalino, então vc tem que usar o Vinagre como condicionador, na qual vai fechar os foliculos.

    Use Vinagre de maçã, mas indicado pra isso. Mesma coisa, 2 a 4 colheres (de sopa) de vinagre diluido em 200ml de água num pote de spray e depois é só espalhar beeeem pelo cabelo todos e deixar agir por 2 minutos ou mais (tem gente que deixar secar e não fica com cheiro algum).

    Vc pode em vez do sabonete de coco, usar o bicarbonato ou vice e versa, mas finalizar sempre com vinagre de maçã;
    Inclusive Vinagre de maçã é ácido e beeem melhor pra usar na higiene íntima que esses sabonetes liquidos.

    Obs: é bom sempre lavar os cabelo com água morna ou fria, já que água quente faz mal tanto pra pele quanto pro cabelo e retira nutrientes/brilho .

    Obs2: vc pode usar o óleo de coco pra finalizar ou logo depois do sabonete de coco/bicarbonato (já que estará com os foliculos abertos para receber nutrição no cabelo) e finalizar com o vinagre de maçã; MAS lembre-se de que lavar os cabelos com bicarbonato/coco é no máximo umas 2 vezes na semana ou menos, já que não temos necessidade pra isso (demora 1 mês pra equilibrar o ph natural fazendo isso)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *